21 de outubro de 2022
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Como montar uma Loja Virtual – Guia muito completo

Como montar uma Loja Virtual

As lojas virtuais ou e-commerce tem feito bastante sucesso pela sua praticidade, já que ao contrário das lojas físicas que precisam de uma boa localização, ambiente, infraestrutura e tem um custo elevado para serem mantidas, com as lojas virtuais, é possível estar presente sem depender dessas limitações e vender como se fosse uma dessas lojas!


Mas atenção, pois isso não significa que abrir ou manter sua loja virtual em alta, seja uma tarefa fácil! Por isso hoje viemos te dar dicas de como montar a sua loja virtual ou e-commerce e fazer dinheiro com o seu negócio.


Boa leitura!


Passo-a-passo para montar a sua Loja Virtual

Vantagens de ter uma loja virtual

Vantagens de ter uma loja virtual

A pandemia foi um dos grandes causadores do efeito manada das empresas abrindo suas lojas virtuais, ou se movimentando para grandes marketplaces. Isso foi gerado graças a grande demanda das pessoas em casa, precisando fazer suas compras, conectadas por seus notebooks ou smartphones. Mas mesmo agora, se você pensa que esse fator diminuiu com a reabertura das lojas físicas, você está enganado!


e-commerce no Brasil teve um faturamento de R$39,6 bilhões apenas no 1° Trimestre de 2022. Os resultados geraram um crescimento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano de 2021. Isso porque mesmo após a pandemia, a forma de consumo das pessoas mudou e criou-se um hábito digital. 


Se esses dados por si só, não são um excelente motivo para você investir na abertura de sua loja virtual, vamos te contar as diferenças entre a loja tradicional e a loja virtual, afinal de contas, em que elas diferem?

Vantagens da loja física

Além de todo o fator de onde sua loja estar instalada estar envolvido, no primeiro caso, você tem um endereço fixo, seus clientes irão ver seus produtos pessoalmente, poder provar, dependendo do caso, e você pode convencer pessoalmente seu público, através de vendedores especializados em sua loja.


Deu para perceber que o endereço, a localização, conta muito nesse primeiro caso, sendo que um dos fatores principais que devem ser levados em consideração antes da escolha do ponto, seria o fluxo de movimento em frente a sua loja.


Além fortalecer a compra racional, calculada, sua loja física também poderá gerar a venda mais voltada ao lado emocional do cliente, em muitos casos, quando o cliente passa por sua vitrine e decide comprar aquela roupa da manequim. Parecem muitos pontos a serem considerados ao escolher uma loja física, não é? Mas a loja virtual também tem muitas vantagens.

Vantagens de ter uma loja virtual

Uma das principais vantagens é justamente a localização, afinal, não possuir um endereço fixo facilita para o cliente chegar até você com apenas 1 clique. Outro fator é a praticidade. Muitas pessoas têm preferência por compras online, por poderem realizar aquela compra no horário que elas se sentirem confortáveis, fazendo um autoatendimento e sua loja ficando aberta 24 horas por dia, evitando os deslocamentos.


Além disso é fato que é possível chegar ao cliente a um custo baixo, principalmente em comparação às tradicionais lojas físicas, que é a principal vantagem de se vender pela internet. Você também não precisa criar um estoque, já que é possível apresentar um catálogo de produtos e encomendá-los, sem se preocupar em concentrar a lotação em um auto volume, tamanhos e cores.

Crie sua Loja Virtual

Crie sua Loja Virtual

Para criar a sua loja virtual você tem alguns possíveis cenários: você pode colocar os seus produtos em um agregador de produtos, o chamado Marketplace, o que pode facilitar, visto que esses sites costumam ter um bom índice de acessos e confiabilidade do público em geral ligado a marca do marketplace, ou você pode ter a sua loja virtual própria, para isso, você pode acessar alguns sites que oferecem modelos de layout prontos e te dão assessoria para esse processo, ou ainda você pode optar por um serviço especializado de uma agência ou pessoa que possa criar a loja do zero para você.


Lembre-se que é preciso fazer a manutenção da loja, então é necessário ter uma pessoa trabalhando para alterar a vitrine virtual, tirando e colocando peças, ou em uma análise mais aprofundada, verificando os acessos dos clientes.

Trabalhe em sua divulgação nas redes sociais

Em um modelo de loja física, mesmo que você não faça divulgação nenhuma, o que é um erro, você será visto por algumas pessoas que passarem em frente a ela. Já no caso da loja virtual, isso é muito pouco provável de acontecer e a divulgação se faz mandatória. Para isso você pode criar canais de divulgação digitais da própria loja, fazendo sua divulgação no Instagram, ou outras redes que seu público estiver, como TikTok e Youtube, fazendo vídeos criativos de seus produtos.


Lembre-se que você deve criar o desejo de compra nos usuários que passarem por suas redes ou site, então, agregar valor ao produto falando seus diferenciais, criar uma identidade e fazer promoções é fundamental, até porque os consumidores online costumam ser mais exigentes, pela quantidade de informação e comparações a 1 clique de distância.

Organize sua logística

organize sua logística

A parte logística é essencial para a loja virtual, pois a estrutura deverá ser adequada para realizar as encomendas dos pedidos, entregar com rapidamente, efetuar o pós-venda entre outros procedimentos. Fique atento com esse processo.

Abra seu CNPJ

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