O ramo farmacêutico sempre foi muito lucrativo. Estima-se que o mercado farmacêutico brasileiro deva movimentar entre US$39 bilhões e US$43 bilhões em 2023, de acordo com a pesquisa feita pelo Guia 2019 Interfarma, e esse mercado tem razões óbvias para ser tão lucrativo, afinal ele é o exemplo perfeito de marketing de oportunidade, já que oferece soluções para diversos tipos de doenças e cria a necessidade quase que imediata do consumidor procurar uma farmácia ou farmacêutico para resolver seu problema de forma rápida, após passar por avaliação médica.
As farmácias são originadas na Europa a partir do século X com o surgimento das primeiras boticas, sendo que a medicina e a farmácia eram a mesma profissão.
Atualmente a farmácia ou drogaria é muito mais do que a comercialização de remédios e hoje vamos te ajudar a montar a sua.
Boa leitura!
Passo-a-passo para montar a sua Farmácia
De acordo com a Lei nº 13.021, de2014, as farmácias são classificadas de duas formas:
Apesar dessa definição, atualmente as farmácias e drogarias são tidas como postos de atendimento principais à medicamentos e mais acessíveis as pessoas, são estabelecimentos que prestam serviços farmacêuticos a população. As farmácias também estão estendendo seu serviço ao oferecer itens relacionados a higiene pessoal e beleza, agregando as perfumarias ao seu portfólio.
Não. É interessante dizer que você pode ser o administrador da farmácia, mas como o nome sugere, é obrigatório, de acordo com a lei, ter a responsabilidade e auxílio técnico de um farmacêutico habilitado.
Defina a localização de acordo com o perfil do seu público, estratégia de vendas. A vizinhança pode ser muito bem aproveitada, como pontos com imediações de hospitais e clínicas pode ser uma boa ideia, além de ruas comerciais.
A farmácia ou drogaria deve possuir uma área mínima de 20 m² para a dispensação. A sala para a realização de serviços, se houver, (como, por exemplo, para aplicação de injetáveis) deve possuir no mínimo 3 m².
Segundo a Anvisa:
Sua farmácia ou drogaria deve ter uma diversidade de medicamentos, no caso você deve ir atrás dos fabricantes desses produtos. A gestão de estoque também é essencial para não perder medicamentos ou deixá-los próximo a validade.
Conforme falamos, você pode oferecer produtos de higiene pessoal e beleza. Algumas farmácias têm inclusive uma perfumaria mais completa com a venda de perfumes e dermocosméticos. Tudo vai depender do seu público e orçamento, sem falar da parte de manipulação que sua farmácia pode oferecer. Lembrando que por se tratar de um setor específico, a farmácia de manipulação tem suas regras e obrigações específicas.
Você também pode colocar:
A seleção de funcionários deve levar em conta o perfil para atendimento do público, lembrando que seu público-alvo estará muito provavelmente de mal humor, devido uma dor ou doença, então é preciso ter muita empatia para atendê-los, além disso já falamos muitas vezes sobre a importância da fidelização de clientes e nesse momento não é diferente. Um bom atendimento leva o cliente a comprar novamente e causa uma boa impressão do seu negócio.
Dentre os profissionais você deve ter em vista:
Itens básicos para montar sua drogaria:
Os fornecedores podem te ajudar com merchandising nas gondolas.
Para móveis e equipamentos específicos para farmácia não esqueça de adequar par facilidade dos funcionários e, certamente, verifique a legislação vigente.
É hora de abrir a sua farmácia, mas para isso existem uma série de obrigações específicas que você deve se atentar. Para o CNAE drogaria, dependendo do tamanho de sua farmácia, você pode optar pelo regime de tributação do Simples Nacional, aplicável a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, para isso, nossos profissionais estão prontos para te oferecer um serviço de qualidade e profissional focado no seu segmento. Fale com um especialista em contabilidade para farmácias e drogarias, hoje!
(11) 5062-2767
contato@operacaocontabil.com.br
Rua Santa Cruz, n.º 2105, Sala 1008, Vila Mariana, São Paulo/SP, CEP 04121-002.