
Como funciona a tributação para arquitetos?

A tributação para arquitetos funciona a partir do registro do CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Com o registro, o governo irá identificar e categorizar cada empresa em cada alíquota. Os tributos são diferenciados de acordo com o regime tributário de cada negócio.
Um arquiteto formado que trabalha apenas em seus próprios projetos é autônomo e ganha uma renda com isso. Como pessoa física você tem que pagar pelo menos INSS e IR.
Os impostos mudam quando os arquitetos formalizam seus serviços abrindo uma empresa, por isso é necessário definir o tipo de empresa para entender qual é o regime tributário.
Como funcionam os impostos para arquitetos
Arquitetos incluem uma série de opções quando se trata de tributação e arrecadação, a primeira coisa a fazer para saber suas opções é se registrar na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
É o código que regulamenta a atividade econômica no Brasil, ou seja, determina como uma empresa se enquadra nas diversas autoridades fiscais brasileiras.
Portanto, o governo identificará e classificará cada empresa por cada índice. Porque, como mencionado anteriormente, os impostos variam de acordo com o regime tributário de cada empresa.
Quais os tipos de impostos para arquitetos?

Os tipos de imposto para arquitetos variam de acordo com a categoria, ela pode pagar os seguintes impostos:
- IR (Imposto de Renda);
- ISS (Imposto Sobre Serviços);
- IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
- INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social INSS).
Quais os tipos de contribuição para arquitetos?

Os principais tipos de contribuição para arquitetos são:
- PIS (Programa de Integração Social);
- COFINS (Contribuições para o Financiamento da Seguridade Social).
Quais os tipos de regime tributário para arquitetos?

Os tipos de sistema tributário para arquitetos são lucro presumido, lucro real e simples nacional. Um sistema tributário é um conjunto de leis que determina como todos devem pagar suas obrigações.
- Lucro presumido; para pequenas e médias empresas com melhor relação custo x benefício que o Simples e o Real;
- Lucro Real: é o regime geral de recolhimento do IRPJ;
- Simples Nacional, sistema que consolida todas as obrigações em um único pacote para beneficiar micro e pequenas empresas.
O regime do Simples Nacional para arquitetos também é dividido em anexos e as alíquotas podem variar de acordo com os códigos da CNAE.
Contabilidade para arquitetos em SP
A Operação Contábil é uma contabilidade para arquitetos em São Paulo que oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A OPC oferece atendimento 100% online. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas
clicando aqui!