Layout do blog

15 de fevereiro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Como funciona a contabilidade para advogados?

contabilidade para advogados

A contabilidade para advogados funciona principalmente a partir da segregação correta de receitas de honorários e valores creditados a clientes. A assessoria de contabilidade jurídica é necessária para evitar erros, incidência de multas e outras questões administrativas como: escrituração contábil e jurídica. .

Como dito, um dos pontos da contabilidade para advogados e escritórios de advocacia é separar receitas de despesas e valores creditados a clientes. Afinal, qualquer erro pode gerar transtornos, altos custos e até multas para os profissionais.


Em questões tributárias, por exemplo, se essa separação não for feita com atenção e cuidado, as empresas podem acabar pagando mais impostos do que deveriam.


Na contabilidade, o não registro adequado dessas movimentações pode atrapalhar completamente a escrituração, gerar resultados errôneos e levar a empresa a ser autuada pela fiscalização da região.


Além disso, é importante observar nesta área o fato de que a contabilidade do advogado inclui mais do que apenas valores de honorários e transações judiciais subsequentes. Existem impostos, custos fixos e variáveis ​​e até valores que podem ser liberados do estoque antigo. Tudo isso exige o devido ajuste, classificação, publicação e análise nas demonstrações financeiras.

Como fazer a contabilidade de um advogado?

Como fazer a contabilidade de um advogado

Para fazer a contabilidade de um advogado o primeiro passo é ter o controle financeiro. É necessário registrar todos os valores que entram e saem, sejam de advogados individuais ou de contas de escritórios de advocacia.


Portanto, é preciso lembrar que, por exemplo, ao controlar os impostos, é importante evitar gastos altos desnecessariamente. Além disso, outras despesas, se não forem verificadas, podem ser prejudicadas por despesas incorridas erroneamente que só podem ser descobertas por inspeção.

Controle financeiro para advogado

O controle é feito com o registro dos custos (responsabilidades. O advogado pode registrar, por exemplo:


  • Aluguel e outras despesas como luz, internet, etc.;
  • Custo de ferramentas para atividades profissionais, como aquisição e manutenção de equipamentos;
  • Custo de eventuais serviços contratados para atividades profissionais, como serviços de consultoria, marketing e design;
  • Impostos; 
  • Entre Outros.


É importante observar que esses custos devem ser continuamente atualizados. Além disso, você não deve ignorar o custo, pois não é recorrente. Afinal, custos imprevistos sempre ocorrem. Portanto, é fundamental considerá-los nos cálculos contábeis.


Quanto aos rendimentos (patrimoniais), devem constar na contabilidade do advogado:



  • Valores recebidos a título de honorários advocatícios (incluindo valores liberados de litígios anteriores);
  • Valores recebidos por ajuda e outros serviços.

Qual o regime de tributação para advogados?

regime de tributação para advogados

O regime de tributação para advogados pessoa física e jurídica são diferentes, sendo:

Advogado pessoa física

Advogado com tributação em pessoa física é tributado por meio do seu CPF, ou seja:



  • Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) – alíquotas de 7,5% a 27,5%;
  • Contribuições para a previdência social como contribuintes individuais obrigatórios;
  • Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN).
  • Direito Societário Sistema Tributário


Por outro lado, os advogados também podem ser tributados como pessoas coletivas. Portanto, ao contrário das pessoas físicas, os profissionais têm uma alíquota de imposto de renda de 16,90%.

Advogado pessoa jurídica

Como pessoa jurídica, todos os impostos são cobrados em uma única alíquota (federal, estadual e municipal), o que simplifica muito as obrigações.


Os advogados podem criar um escritório de advocacia, incluindo sociedades unipessoais. Nesse caso, ele agora tem mais opções e pode ser tributado por três regimes possíveis: SIMPLES Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Considerações finais

São muitos os detalhes que devem ser observados na hora de escolher o melhor regime tributário para você, seu advogado ou advogada.


Portanto, considere o quão importante é ser o profissional mais atualizado na área tributária.


Quando você obtém uma compreensão sólida das questões tributárias, obtém um melhor entendimento da legislação, jurisprudência e princípios, permitindo que você entenda onde você ou seu escritório se encontram.


Também pode analisar como melhorar a situação, como reduzir os pagamentos ou recuperar o valor dos pagamentos indevidos.

Contabilidade para advogados em São Paulo

A Operação Contábil é uma contabilidade para advogados em São Paulo que oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A OPC oferece atendimento 100% online. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Todo MEI é obrigado a declarar imposto de renda
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Nem todo MEI precisa declarar IRPF, mas há limites de renda e outras regras que podem obrigar o microempreendedor individual a fazer a declaração.
Quem é Obrigado a Declarar o IR 2025
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Se você recebeu rendimentos acima dos limites fixados pela Receita de 28.559,70, realizou ganhos de capital ou operações em bolsa, é obrigado a declarar o IR 2025.
Como Declarar Imposto de Renda em 2025
Por Leonardo Vieira 28 de janeiro de 2025
Para declarar o IR 2025, junte seus documentos, baixe o programa da Receita, preencha com cuidado e envie no prazo.
Quais as consequências de ter uma empresa inapta?
20 de janeiro de 2025
As consequências de ter uma empresa inapta são variadas, incluindo multas financeiras, bloqueio de operações fiscais e restrições em contratos e financiamentos.
Estourei o limite do MEI, e agora?
Por Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2025
Se você estourar o limite do MEI, será desenquadrado se ultrapassar 20% do limite anual e deverá migrar para Microempresa, pagar impostos retroativos e comunicar a Receita.
Passo a passo para regularizar débitos fiscais da sua empresa
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para regularizar débitos fiscais, consulte a Receita Federal, verifique valores e condições, escolha pagamento à vista ou parcelado e regularize as pendências.
Quais as obrigações fiscais para psicólogos autônomos?
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Psicólogos autônomos devem se registrar na Receita Federal, emitir notas fiscais, pagar INSS, declarar Imposto de Renda e cumprir obrigações municipais.
Como abrir um MEI em 2025: Passo a passo atualizado
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para abrir o MEI em 2025, defina a atividade permitida, reúna documentos, pague taxas mensais e cumpra obrigações fiscais como DAS e declaração anual.
Quem precisa declarar imposto de renda em 2025?
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Em 2025, devem declarar Imposto de Renda quem recebeu rendimentos acima dos limites, possui bens ou fez operações específicas durante o ano.
Empresa irregular? Saiba como regularizar o CNPJ rapidamente
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para regularizar rapidamente um CNPJ irregular, quite pendências fiscais, atualize o cadastro na Receita Federal e siga os procedimentos legais para evitar sanções.
Mais Posts
Share by: