Como dito, um dos pontos da contabilidade para advogados e escritórios de advocacia é separar receitas de despesas e valores creditados a clientes. Afinal, qualquer erro pode gerar transtornos, altos custos e até multas para os profissionais.
Em questões tributárias, por exemplo, se essa separação não for feita com atenção e cuidado, as empresas podem acabar pagando mais impostos do que deveriam.
Na contabilidade, o não registro adequado dessas movimentações pode atrapalhar completamente a escrituração, gerar resultados errôneos e levar a empresa a ser autuada pela fiscalização da região.
Além disso, é importante observar nesta área o fato de que a contabilidade do advogado inclui mais do que apenas valores de honorários e transações judiciais subsequentes. Existem impostos, custos fixos e variáveis e até valores que podem ser liberados do estoque antigo. Tudo isso exige o devido ajuste, classificação, publicação e análise nas demonstrações financeiras.
Para fazer a contabilidade de um advogado o primeiro passo é ter o controle financeiro. É necessário registrar todos os valores que entram e saem, sejam de advogados individuais ou de contas de escritórios de advocacia.
Portanto, é preciso lembrar que, por exemplo, ao controlar os impostos, é importante evitar gastos altos desnecessariamente. Além disso, outras despesas, se não forem verificadas, podem ser prejudicadas por despesas incorridas erroneamente que só podem ser descobertas por inspeção.
O controle é feito com o registro dos custos (responsabilidades. O advogado pode registrar, por exemplo:
É importante observar que esses custos devem ser continuamente atualizados. Além disso, você não deve ignorar o custo, pois não é recorrente. Afinal, custos imprevistos sempre ocorrem. Portanto, é fundamental considerá-los nos cálculos contábeis.
Quanto aos rendimentos (patrimoniais), devem constar na contabilidade do advogado:
O regime de tributação para advogados pessoa física e jurídica são diferentes, sendo:
Advogado com tributação em pessoa física é tributado por meio do seu CPF, ou seja:
Por outro lado, os advogados também podem ser tributados como pessoas coletivas. Portanto, ao contrário das pessoas físicas, os profissionais têm uma alíquota de imposto de renda de 16,90%.
Como pessoa jurídica, todos os impostos são cobrados em uma única alíquota (federal, estadual e municipal), o que simplifica muito as obrigações.
Os advogados podem criar um escritório de advocacia, incluindo sociedades unipessoais. Nesse caso, ele agora tem mais opções e pode ser tributado por três regimes possíveis: SIMPLES Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
São muitos os detalhes que devem ser observados na hora de escolher o melhor regime tributário para você, seu advogado ou advogada.
Portanto, considere o quão importante é ser o profissional mais atualizado na área tributária.
Quando você obtém uma compreensão sólida das questões tributárias, obtém um melhor entendimento da legislação, jurisprudência e princípios, permitindo que você entenda onde você ou seu escritório se encontram.
Também pode analisar como melhorar a situação, como reduzir os pagamentos ou recuperar o valor dos pagamentos indevidos.
A Operação Contábil é uma contabilidade para advogados em São Paulo que oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A OPC oferece atendimento 100% online. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe
clicando aqui!
(11) 5062-2767
contato@operacaocontabil.com.br
Rua Santa Cruz, n.º 2105, Sala 1008, Vila Mariana, São Paulo/SP, CEP 04121-002.