15 de fevereiro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Qual melhor tipo de empresa para psicólogo?

melhor tipo de empresa para psicólogo

O melhor tipo de empresa para psicólogo varia de acordo com o formato empresarial, como único dono ou sociedade. Atualmente os especialistas mostram que psicólogos que atuam como Empresário Individual possuem mais benefícios, tanto tributários, quanto financeiros, que indicam ser a melhor opção.

Para escolher o melhor tipo de empresa para psicólogos é preciso entender a atuação que será trabalhada, onde os pontos de tributação serão fator determinante para a decisão. Essa definição deve ser feita entre profissional autônomo ou pessoa física. 


Ao definir o que você estará agindo como pessoa física, é preciso entender que haverá pagamento de impostos. No entanto, se neste momento se depara com esta realidade, os principais custos são:


  • Despesa pessoal;
  • INSS - Trabalhando como pessoa física, você tem que pagar cerca de 20% da sua renda para garantir esse direito;
  • IRPF – Esse imposto pode chegar a 27,5% do valor da sua fatura.


Sendo estes números são a base de cálculo. No entanto, entenda que os impostos podem chegar a 30% de sua renda.


Já profissionais que optam por atuar como pessoa jurídica, terão garantidas algumas vantagens em termos fiscais. Portanto, ao obter um CNPJ para sua empresa, você poderá escolher entre três regimes tributários:


  • Simples nacional;
  • Lucro presumido;
  • Lucro real.

Psicólogo como empresário individual

Psicólogo como empresário individual

Psicólogo como empresário individual ou Empresa Individual é semelhante ao MEI, pois optando por este modelo de empresa, o psicólogo será o único proprietário e não poderá ter sócio.


Não há um valor mínimo de capital social prescrito para o EI. Recomenda-se colocar o valor que foi investido originalmente no negócio. No entanto, é permitido começar com qualquer valor e aumentar esse capital se necessário.


Nesse tipo de lei, a responsabilidade dos sócios é ilimitada em relação ao capital da empresa, ou seja, se algum problema com o empresário causar prejuízo financeiro e a empresa não puder pagar, o empresário assume o seu patrimônio pessoal.

Psicólogos como EIRELI

Psicólogos como EIRELI

Psicólogo como EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada ou EIRELI, tem responsabilidade limitada. Dessa forma, o psicólogo pode resguardar seu patrimônio, pois nesse modelo societário, o patrimônio pessoal pode ser separado do patrimônio da empresa.


Diferentemente da EI, a responsabilidade da EIRELI é limitada ao capital da empresa, ou seja, os problemas da empresa são de responsabilidade da empresa.


Os psicólogos precisam investir um capital social muito alto para abrir uma EIRELI, que corresponde ao atual salário mínimo de 100. É um pouco difícil pilotar assim, então não é o mais vantajoso agora.

Sociedade Limitada Unipessoal para Psicólogos

Sociedade Limitada Unipessoal para Psicólogos

Apesar da palavra “sociedade”, uma sociedade unipessoal (como todos a conhecemos) é constituída por apenas uma pessoa, neste caso o próprio psicólogo, que é uma mistura de EI e EIRELI.


Uma das vantagens de abrir uma empresa individual é que um psicólogo pode abrir várias empresas com o mesmo modelo jurídico. Por exemplo, se o Psicólogo tem mais de um tipo de negócio, essa é uma boa escolha.


Além disso, nesse modelo legal, o patrimônio do psiquiatra é protegido porque o patrimônio pessoal é separado do patrimônio da empresa, e ele tem responsabilidade limitada como a EIRELI.


Portanto, em caso de algum problema financeiro, até mesmo de falência, o patrimônio do psicólogo não será utilizado para saldar dívidas. Outro ponto positivo é o valor de capital necessário para abrir um negócio, não existe um valor mínimo exigido, ou seja, um psicólogo pode abrir um negócio sem investir muito dinheiro.

Psicólogo como Sociedade Limitada

Psicólogo como Sociedade Limitada

Psicólogo como sociedade limitada funciona a partir da união de dois ou mais sócios. 

O patrimônio dos psicólogos que optarem por tais empresas também será protegido. Em uma LLC, os ativos pessoais não são misturados aos ativos da empresa.


Além disso, como uma sociedade unipessoal, não há exigência de capital mínimo.

Considerações finais

Como dito ao longo do conteúdo, é necessário avaliar o tipo de exercício de cada profissional para avaliar a viabilidade de cada modalidade empresarial. Para não correr risco de perder vantagens fiscais e financeiras, é necessário contratar um profissional especializado no assunto. 


A Operação Contábil é uma contabilidade para psicólogos em São Paulo que oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A OPC oferece atendimento 100% online. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas
clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como abrir uma ME após ser desenquadrado do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, abrir uma Microempresa (ME) exige planejamento, documentação e escolha do regime tributário adequado.
Posso parcelar débitos após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Sim, é possível parcelar débitos após o desenquadramento do MEI, desde que sejam cumpridas as regras da Receita Federal e os prazos estabelecidos.
Como declarar o IRPF após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, declare seu IRPF informando os rendimentos como pessoa física e os lucros da empresa, se houver.
Quanto tempo para regularizar após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, o prazo para regularizar a situação é de até 30 dias, conforme as normas da Receita Federal.
O desenquadramento do MEI é automático
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
O desenquadramento do MEI não é automático; o empreendedor deve solicitar o processo quando necessário.
Todo MEI é obrigado a declarar imposto de renda
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Nem todo MEI precisa declarar IRPF, mas há limites de renda e outras regras que podem obrigar o microempreendedor individual a fazer a declaração.
Quem é Obrigado a Declarar o IR 2025
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Se você recebeu rendimentos acima dos limites fixados pela Receita de 28.559,70, realizou ganhos de capital ou operações em bolsa, é obrigado a declarar o IR 2025.
Como Declarar Imposto de Renda em 2025
Por Leonardo Vieira 28 de janeiro de 2025
Para declarar o IR 2025, junte seus documentos, baixe o programa da Receita, preencha com cuidado e envie no prazo.
Quais as consequências de ter uma empresa inapta?
20 de janeiro de 2025
As consequências de ter uma empresa inapta são variadas, incluindo multas financeiras, bloqueio de operações fiscais e restrições em contratos e financiamentos.
Estourei o limite do MEI, e agora?
Por Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2025
Se você estourar o limite do MEI, será desenquadrado se ultrapassar 20% do limite anual e deverá migrar para Microempresa, pagar impostos retroativos e comunicar a Receita.
Mais Posts