Para montar um pet shop é preciso seguir diversas etapas que, para os iniciantes, podem parecer complexas demais à primeira vista.
Os pet shops atraem muitos empreendedores, por ser um negócio lucrativo nos últimos anos (veja nosso post sobre negócios lucrativos em 2022)
Logo, fique tranquilo, pois, a partir desse post, facilitamos tudo para você, lhe dando uma visão do mercado e direcionando-o para abrir o seu negócio.
Boa leitura!
Segundo a maior revista de negócios do mundo, Forbes, o Brasil é o segundo maior mercado de produtos pet do mundo, ocupando uma fatia de 6,4% do segmento.
Para melhorar ainda mais as expectativas de crescimento, o IBGE apresentou dados bem otimistas para o seu negócio, pois existem mais de 138 milhões de animais adotados no país.
Por fim, em média o segmento fatura cerca de R$ 21 bilhões, com um ritmo de crescimento de 17%. Nada mal, certo?
Existem diversos perfis para um petshop, afinal de contas, o foco pode ser variado, dependendo do serviço que será prestado.
Veja abaixo alguns serviços que podem ser realizados em um Pet Shop:
Em 2018, o setor de pets conseguiu faturar cerca de R$ 21,77 Bilhões, onde 68,8% deste valor está ligado a produtos que envolvem a nutrição animal, de acordo com a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.
Além disso, o setor vem se renovando cada vez mais e muitos investimentos estão sendo colocados em mimos como sorvete, geleia e até a cerveja para os animais.
A localização do seu pet shop é essencial para o sucesso dele, afinal de contas, quanto mais bem localizado, melhor as chances de negócios.
Mesmo que você comece inicialmente na sua casa, é preciso pensar no seu negócio de maneira escalável e, nesse caso, é importante buscar por uma estrutura adequada.
Portanto, na hora de escolher o local veja se o seu cliente vai ter facilidade de acesso e a comodidade de estacionar o carro, por exemplo.
Além disso, veja se os seus funcionários têm transporte público que consegue acessar o local de trabalho.
Não esqueça também de verificar se o local escolhido tenha itens básicos como segurança, água, energia, recolhimento de lixo e claro, o preço de aluguel e qualidade dos imóveis.
Por fim, veja quem são os seus vizinhos, pois, se você for fazer um hotelzinho, ninguém vai gostar de passar noites em claro ouvindo o latido dos cachorros.
Para abrir um pet shop você vai precisar ter ao seu lado um profissional de muita qualidade que seja competente na responsabilidade dada a ele.
Inicialmente, esse profissional precisa gostar de animais, afinal de contas, ele irá lidar com animais diariamente.
Além disso, você não pode esquecer que segundo o Decreto nº 40.400/1995 deixa claro que todo local que vende produtos e serviços veterinários (incluindo banho e tosa) precisa ter um médico como responsável técnico.
Enquanto o seu pet está pequeno você pode ter uma equipe pequena, com apenas você e mais um ajudante, mas é essencial buscar por outros profissionais, conforme o negócio vai crescendo, como:
É muito importante que você tenha, desde o início, um bom atendimento, pois, é essencial reter clientes para o seu modelo de negócio, diminuindo a rotatividade dos clientes e deixando seu negócio mais escalável.
Além de se qualificar como profissional e buscar por um bom local, você precisa também comprar equipamentos que sejam de muita qualidade.
Portanto, saiba que você deve ter itens que envolvam a prestação de serviço, como veículo para buscar o pet, acessórios que envolvem o banho e tosa, entre outros itens.
Além disso, você vai precisar ter itens que fazem parte do dia a dia da operação de um negócio, como impressora, computador, balcão para atender os clientes, telefone e outros. pelo cartório.
O lucro do seu negócio está diretamente ligado aos seus fornecedores.
Se o seu fornecedor é careiro, você vai vender o seu produto mais caro, afinal de contas, vender por um preço menor do que comprou é sair no prejuízo, certo?
Por isso, é importante encontrar no segmento pet mais do que fornecedores, mas sim parceiros.
Óbvio que não dá para ganhar sempre e você pode ter uma margem de lucro pequena.
Entretanto, quando os fornecedores tiverem oportunidades de negócio, se vocês tiverem uma relação boa, ele irá te procurar para vender os produtos.
Assim, com um desconto maior dos fornecedores você vai ter a chance de conquistar uma margem de lucro grande, se destacando dos concorrentes.
Antes de você montar o seu petshop e finalmente inaugurá-lo, será necessário se atentar a todas as documentações e assim legalizá-los, vamos falar sobre eles:
Para começar, vá até um cartório e veja se existe uma empresa com o mesmo nome que pretende colocar na sua loja.
Caso não tenha, você deve registrá-la.
Se você pretende vender produtos na internet com a mesma marca, deve realizar o mesmo processo.
Entretanto, o foco aqui é saber se existe uma URL igual à sua e se não tiver, registre.
Com o nome da marca registrado, emita o seu CNPJ.
Essa emissão acontece pela Receita Federal e, caso tenha sócios, é preciso fazer um Contrato Social.
Com o CPF analisado do empresário ou dos sócios, você vai necessitar definir qual é o melhor regime tributário para o seu negócio.
A inscrição Estadual é o registro que vai te permitir realizar o pagamento de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.
Esse é um pagamento obrigatório para toda empresa que deseja vender produtos ou serviços no Brasil.
Normalmente esse registro acontece junto com a inscrição do CNPJ, mas, é importante consultar um especialista no assunto para avaliar o seu caso.
Os alvarás e vistorias são essenciais para que o petshop seja aberto.
Para concedê-los você deve ir à Prefeitura e solicitar à Vigilância Sanitária para realizar a inspeção no local.
Em seguida, será necessário entrar em contato com o Corpo de Bombeiros que irá fazer a vistoria do local também.
Estando tudo certo, você vai ser autorizado a abrir o Pet.
Por último, mas não menos importante, estão os documentos que você precisa ter para poder trabalhar com animais.
Se você deseja comercializar produtos controlados de uso veterinário, também, seu estabelecimento precisa estar registrado no MAPA. Além desse registro, o estabelecimento também precisa realizar o controle de todas as vendas dessa classe de produtos. Nós temos uma equipe de especialistas para cuidar de todo esse processo para você.
Mas, para não ter erro, procure pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV.
Além disso, a empresa, por comercializar produtos veterinários, você vai precisar se registrar no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Está achando essas etapas complexas demais? fique tranquilo, nós temos uma equipe de especialistas focada em ajudar a sua empresa.
Assim, você pode focar em crescer o seu negócio enquanto cuidamos da parte burocrática da sua empresa.
Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar!
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