Layout do blog

3 de outubro de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Igreja precisa contratar contador?

Igreja precisa contratar contador

Sim, as igrejas precisam de contabilidade. A imunidade das igrejas não as isenta de realizarem as obrigações acessórias, igualmente, não há isenção de outros tributos como taxas e contribuições, de modo que a mera imunidade de impostos, garantida pela Constituição Federal.

As igrejas e templos de qualquer culto possuem imunidade tributária para o pagamento de impostos. Significa que elas não têm que recolher apenas os impostos relativos a patrimônio, renda e serviços, que sejam diretamente direcionados às suas finalidades essenciais e objetivos sociais.



Apesar de não precisarem recolher impostos, as igrejas devem recolher outros tributos, como os valores relativos à INSS e Imposto de Renda - quando há contratação de funcionários, por exemplo – além dos impostos sobre a contratação de serviços.

Quais são as responsabilidades tributárias das igrejas?

responsabilidades tributárias das igrejas

Existem obrigações acessórias que devem ser cumpridas pela igreja, isso porque, a igreja é uma instituição que gera receitas e despesas, e apesar de não pagar imposto sobre elas, deve declará-las ao fisco.


A igreja é obrigada a declarar a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) – que informa ao fisco as operações realizadas pela Pessoa Jurídica, sobre a qual é calculado o Imposto de Renda Pessoa Jurídica - o qual a igreja não precisa pagar.


Outro exemplo de obrigação acessória das igrejas é a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) – quando a igreja possui funcionários deve realizar a retenção do imposto de renda. Importante esclarecer que essa retenção, apesar de ser realizada pela igreja, refere-se ao imposto de renda do trabalhador.


Além da DIRF, igrejas que possuem empregados precisam declarar a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social), que deve ser entregue todo mês.


Isso significa que, a partir do momento que a igreja constitui seu CNPJ, assume obrigações perante o fisco, e se não as cumpre, pode incorrer em multa, ou até de ter seu CNPJ cancelado. Com o CNPJ inapto, a instituição não consegue realizar operações básicas, como movimentar contas bancárias.


Algumas igrejas têm outras formas de arrecadar dinheiro para sua manutenção, como a venda de livros e comidas – nessas situações, caso utilize maquininha de cartão, com o CNPJ inapto, também não poderá receber pagamento ou retirar o dinheiro da instituição financeira para movimentá-lo.


Além dos benefícios já mencionados, relativos às obrigações acessórias e outras tributações que não sejam impostos, a igreja que pode contar com um contador possui assistência especializada, e tem auxílio com outras questões como a abertura e constituição do CNPJ, a elaboração do estatuto, o registro da empresa, além de prestar auxílio na parte trabalhista.

Contabilidade para igrejas em SP

A Operação Contábil é a contabilidade para igrejas em SP e templos de qualquer culto, que se preocupa verdadeiramente com a segurança e pleno funcionamento de sua instituição. Com atendimento 100% online, atende diferentes localidades. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe.

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Todo MEI é obrigado a declarar imposto de renda
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Nem todo MEI precisa declarar IRPF, mas há limites de renda e outras regras que podem obrigar o microempreendedor individual a fazer a declaração.
Quem é Obrigado a Declarar o IR 2025
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Se você recebeu rendimentos acima dos limites fixados pela Receita de 28.559,70, realizou ganhos de capital ou operações em bolsa, é obrigado a declarar o IR 2025.
Como Declarar Imposto de Renda em 2025
Por Leonardo Vieira 28 de janeiro de 2025
Para declarar o IR 2025, junte seus documentos, baixe o programa da Receita, preencha com cuidado e envie no prazo.
Quais as consequências de ter uma empresa inapta?
20 de janeiro de 2025
As consequências de ter uma empresa inapta são variadas, incluindo multas financeiras, bloqueio de operações fiscais e restrições em contratos e financiamentos.
Estourei o limite do MEI, e agora?
Por Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2025
Se você estourar o limite do MEI, será desenquadrado se ultrapassar 20% do limite anual e deverá migrar para Microempresa, pagar impostos retroativos e comunicar a Receita.
Passo a passo para regularizar débitos fiscais da sua empresa
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para regularizar débitos fiscais, consulte a Receita Federal, verifique valores e condições, escolha pagamento à vista ou parcelado e regularize as pendências.
Quais as obrigações fiscais para psicólogos autônomos?
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Psicólogos autônomos devem se registrar na Receita Federal, emitir notas fiscais, pagar INSS, declarar Imposto de Renda e cumprir obrigações municipais.
Como abrir um MEI em 2025: Passo a passo atualizado
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para abrir o MEI em 2025, defina a atividade permitida, reúna documentos, pague taxas mensais e cumpra obrigações fiscais como DAS e declaração anual.
Quem precisa declarar imposto de renda em 2025?
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Em 2025, devem declarar Imposto de Renda quem recebeu rendimentos acima dos limites, possui bens ou fez operações específicas durante o ano.
Empresa irregular? Saiba como regularizar o CNPJ rapidamente
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para regularizar rapidamente um CNPJ irregular, quite pendências fiscais, atualize o cadastro na Receita Federal e siga os procedimentos legais para evitar sanções.
Mais Posts
Share by: