
Como declarar imposto de renda?

Para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do ano de 2023, o contribuinte deve realizar o download do programa “IRPF 2023”, disponível no site do GOV, na parte da Receita Federal. Após baixar o programa, é necessário preencher vários dados pessoais, além dos dados do seu cônjuge e dependentes, e os dados relativos aos seus rendimentos, pagamentos, bens e direitos, entre outros. A declaração deve ser entregue entre os dias 15/03/2023 e 31/05/2023.
O contribuinte que deseja realizar a Declaração de Imposto de Renda sozinho, deve atentar-se aos documentos necessários para preencher a declaração:
- Seus documentos pessoais;
- Os documentos pessoais de seu cônjuge e dependentes;
- Comprovante de rendimento fornecido pela empresa (se trabalhar com carteira assinada) ou de eventuais benefício e pensões que receba;
- Documentos relativos aos bens (imóveis, veículos);
- Informe de rendimentos das contas bancárias e corretoras de investimentos;
- Comprovantes de pagamento de verbas dedutíveis;
- Outros, a depender do caso.
É importante salientar que não é extremamente difícil realizar a declaração, mas ela exige atenção do contribuinte para preencher as informações corretamente. Caso ocorra algum erro na hora do preenchimento, pode ser realizada a retificação da declaração posteriormente.
Apesar de ser possível realizar a declaração de imposto de renda sozinho, é viável a contratação de um contador especializado na área para prestar auxílio quando o contribuinte sente dificuldade em realizar a declaração, ou quando seu caso é muito específico, como, por exemplo, uma pessoa que possui muitos bens, imóveis, ações, investimentos, empresas, e não sabe como declará-los.
O que é a declaração de imposto de renda?

A declaração é um ato realizado pelo contribuinte. A pessoa que deve imposto ao governo declara, de acordo com seus rendimentos e bens, qual seria o valor correto a se pagar a título de imposto de renda. Após fazer a declaração, o contribuinte realiza a emissão da guia (no próprio aplicativo IRPF 2023) e finaliza seu pagamento. A Fazenda, por sua vez, confere a declaração do contribuinte, e pode homologá-la (dizer que está tudo certo), ou identificar algum problema na declaração e intimar o contribuinte para que realize a correção.
Os status da declaração do imposto de renda são:
- “Processada”, significa que já foi aceita pela Receita Federal - porém, caso posteriormente o governo identifique alguma irregularidade, pode revisar esse status no prazo de cinco anos.
- “Com Pendências”; “Em Análise”; ou “Cancelada”, indicam problemas a serem resolvidos pelo contribuinte, que devem ser analisados caso a caso.
- “Retificada”, significa que ela foi substituída por outra declaração realizada pelo mesmo contribuinte.
- “Em processamento”, significa que a declaração já foi recebida pelo fisco, mas a análise não foi concluída, igualmente ao status “Tratamento Manual”.
Por fim, quando a declaração está “Em fila de restituição” significa que você irá receber a restituição de alguma parte de seu imposto, pago a maior, de acordo com o calendário de pagamentos do governo.
Contabilidade para imposto de renda em São Paulo
A Operação Contábil é uma contabilidade para imposto de renda em São Paulo com atendimento online, com ampla experiência no setor contábil. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe para saber mais sobre imposto de renda, clicando aqui!