26 de novembro de 2022
contato@operacaocontabil.com.br

Como fazer a contabilidade de uma academia?

contabilidade de uma academia

Para fazer a contabilidade de uma academia é preciso abrir ou regularizar o CNPJ da empresa, definir o tipo de tributação entre lucro real, simples nacional e lucro presumido, seguido da elaboração de uma planilha de fluxo de caixa e um plano financeiro eficiente.

Para abrir uma academia, o empresário deve ir à Junta Comercial ou ao Registro de Pessoa Jurídica de seu estado e levar os seguintes documentos: RG e CPF do proprietário, contrato social, ficha cadastral Modelo 1 e 2 Nacional (FCN) e pagamento via DARF Juros.


Após o registro da empresa, o empresário receberá um Número de Identificação do Registro, também conhecido como NIRE. Depois, o empresário deve se cadastrar no site da Receita Federal para saber quais documentos precisam ser enviados para obter o CNPJ da faculdade.


Por fim, com o NIRE, o empresário deve se dirigir à prefeitura onde funciona a academia para obter o alvará. Depois, haverá a necessidade de inscrição estadual e inscrição na previdência social e, por fim, uma instituição financeira para poder trabalhar.

Qual o regime de tributação para as academias?

regime de tributação para as academias

Os regimes de tributação para academias são simples nacional, lucro presumido e lucro real. Em suma, o lucro real é o mais complicado porque utiliza impostos sobre o lucro como o IRPJ e o lucro líquido da contribuição social (CSLL). Eles se concentram nas diferenças entre contas e despesas que ocorrem durante um período de tempo. Por isso, demos o nome de Lucro Real.


Nos lucros construtivos, a diferença está na base sobre a qual a alíquota é calculada. Os lucros nem precisam ser apurados, pois são fixados e presumidos pela própria Receita Federal.


Lucros presumidos e reais são semelhantes em termos de inúmeras obrigações, arquivamentos, arquivamentos de declarações mensais e anuais que devem ser enviadas diretamente ao órgão que supervisiona o departamento de impostos corporativos.


Por último, mas não menos importante, temos o Simples Nacional. Escolhido pela grande maioria dos empresários, têm taxas mais brandas e um número bem menor de obrigações acessórias. Além disso, todos os impostos que devem ser pagos estão incluídos em uma guia, facilitando a contabilidade da academia.


Principalmente nesta etapa vemos a importância da contratação de uma empresa de contabilidade, é preciso conhecer as receitas e possibilidades financeiras para que o lucro seja sempre o melhor possível.

Fluxo de caixa para academias

Fluxo de caixa para academias

O fluxo de caixa para as academias é extremamente importante, o objetivo é registrar todas as entradas e saídas dos recursos do seu negócio e poder prever as necessidades futuras e se há como honrá-las.


Com um bom planejamento financeiro é possível  prever todas as finanças do seu negócio. Essa é uma ferramenta muito importante que orienta os próximos passos a seguir e como sua empresa alcançará seus objetivos.


Além disso, é fundamental definir as métricas financeiras. As métricas são importantes para orientar as principais decisões sobre o futuro financeiro de uma empresa. Os dados são obtidos diretamente do balanço são:


  • Índices de liquidez corrente, geral e seca;
  • indicadores de solvência;
  • índice de endividamento;
  • A composição da dívida, ou seja, curto prazo, médio prazo ou longo prazo;
  • retorno sobre o investimento ou patrimônio;
  • Participação de capital de terceiros.


Eles vão apontar os pontos percentuais mais significativos que precisam ser ajustados na contabilidade das academias.

Contabilidade para academias

Apesar de parecer simples, a contabilidade para academias é um trabalho complexo que demanda tempo, conhecimento e dedicação. Realizar o controle da contabilidade além de definir estratégias de crescimento pro seu negócio pode te tirar de operação.


A Op. Contábil é uma contabilidade para academias em SP com atendimento 100% online, que atende empresas de diferentes localidades. Referência em qualidade e excelência, oferece soluções para o seu negócio com agilidade e competência. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Como abrir uma ME após ser desenquadrado do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, abrir uma Microempresa (ME) exige planejamento, documentação e escolha do regime tributário adequado.
Posso parcelar débitos após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Sim, é possível parcelar débitos após o desenquadramento do MEI, desde que sejam cumpridas as regras da Receita Federal e os prazos estabelecidos.
Como declarar o IRPF após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, declare seu IRPF informando os rendimentos como pessoa física e os lucros da empresa, se houver.
Quanto tempo para regularizar após o desenquadramento do MEI
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
Após o desenquadramento do MEI, o prazo para regularizar a situação é de até 30 dias, conforme as normas da Receita Federal.
O desenquadramento do MEI é automático
Por Leonardo Vieira 13 de março de 2025
O desenquadramento do MEI não é automático; o empreendedor deve solicitar o processo quando necessário.
Todo MEI é obrigado a declarar imposto de renda
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Nem todo MEI precisa declarar IRPF, mas há limites de renda e outras regras que podem obrigar o microempreendedor individual a fazer a declaração.
Quem é Obrigado a Declarar o IR 2025
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Se você recebeu rendimentos acima dos limites fixados pela Receita de 28.559,70, realizou ganhos de capital ou operações em bolsa, é obrigado a declarar o IR 2025.
Como Declarar Imposto de Renda em 2025
Por Leonardo Vieira 28 de janeiro de 2025
Para declarar o IR 2025, junte seus documentos, baixe o programa da Receita, preencha com cuidado e envie no prazo.
Quais as consequências de ter uma empresa inapta?
20 de janeiro de 2025
As consequências de ter uma empresa inapta são variadas, incluindo multas financeiras, bloqueio de operações fiscais e restrições em contratos e financiamentos.
Estourei o limite do MEI, e agora?
Por Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2025
Se você estourar o limite do MEI, será desenquadrado se ultrapassar 20% do limite anual e deverá migrar para Microempresa, pagar impostos retroativos e comunicar a Receita.
Mais Posts