Layout do blog

14 de março de 2023
contato@operacaocontabil.com.br

Como conseguir benefícios fiscais para hospital?

Como conseguir benefícios fiscais para hospital

Para conseguir benefícios fiscais para um hospital é preciso um planejamento tributário, enquadramento ideal, e preenchimento dos requisitos.

Em regra, prestadores de serviço em geral, têm a alíquota de 32% para o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e para a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidentes sobre a receita bruta mensal, porém, por um benefício fiscal previsto na lei 9.429/95 os serviços hospitalares pagam os tributos mencionados sobre a alíquota de 8% para o IRPJ e 12% para o CSLL, diminuindo consideravelmente a carga tributária.



É importante esclarecer que, apesar de a lei utilizar-se do termo “serviços hospitalares”, não são apenas hospitais que fazem jus ao benefício fiscal. Isso também não quer dizer que toda e qualquer atividade médica, pessoal ou instrumental relacionada à saúde humana, pode se beneficiar da redução da alíquota.


Esse benefício fiscal é um incentivo para as empresas que realizam trabalhos hospitalares, uma vez que o acesso à saúde é Direito Fundamental e deve, em tese, ser prestado pelo Estado. O particular, ao “dividir” essa responsabilidade com o Estado, recebe um benefício na sua carga tributária, uma vez que está prestando um serviço de responsabilidade pública, mesmo que seja de forma particular.

Quais os requisitos para um hospital conseguir benefícios fiscais?

requisitos para um hospital conseguir benefícios fiscais

Os requisitos para um hospital benefícios fiscais são:


1. Estar constituída como sociedade empresária;

2. Atender às normas da ANVISA.


Se preencher estes requisitos, pode conseguir a redução da alíquota, toda empresa que preste serviços ligado diretamente à promoção da saúde, que estão relacionados às atividades desenvolvidas nos hospitais. Podendo ou não ser um hospital.


Por essa definição, é possível concluir que, além de hospitais, alguns laboratórios e clínicas também podem requerer o benefício fiscal de redução da alíquota, com base na legislação.


Para conseguir o benefício fiscal, não é totalmente relevante as características de estrutura do contribuinte, mas sim a natureza do serviço prestado.

O médico tem direito ao benefício fiscal?

médico tem direito ao benefício fiscal

Depende. É importante salientar que o benefício não se aplica a simples atividade de consulta médica realizada pelo profissional liberal, mesmo que o consultório médico esteja localizado no interior de um hospital, isso porque, a consulta não se identifica com as atividades prestadas no âmbito hospitalar, mas sim, com aquelas prestadas nos consultórios médicos.

Para que o médico tenha direito ao benefício, deve preencher os requisitos já mencionados no tópico acima.

O benefício fiscal dos hospitais incide sobre toda sua receita bruta?

benefício fiscal dos hospitais

Não, nem sempre o benefício fiscal incide sobre sua receita bruta. O benefício se aplica apenas ao montante que vem unicamente da atividade hospitalar, que está sujeita à redução da alíquota.


Deste modo, exclui-se a simples prestação de serviços realizadas por profissionais liberais – como as consultas médicas – quando parte da receita da empresa advém deste tipo de atividade.

Escritório de contabilidade para hospital em SP

A Operação Contábil é um escritório de contabilidade para hospital em SP com atendimento 100% online, que atende diferentes localidades com ampla experiência no setor contábil. Entre em contato com a central de atendimento e agende uma reunião com um dos especialistas da equipe para saber mais sobre imposto de renda, clicando aqui!

Compartilhar o conteúdo

Conhecer a empresa

WhatsApp

Baixar Planilhas

Acesso Gratuito
Todo MEI é obrigado a declarar imposto de renda
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Nem todo MEI precisa declarar IRPF, mas há limites de renda e outras regras que podem obrigar o microempreendedor individual a fazer a declaração.
Quem é Obrigado a Declarar o IR 2025
Por Leonardo Vieira 29 de janeiro de 2025
Se você recebeu rendimentos acima dos limites fixados pela Receita de 28.559,70, realizou ganhos de capital ou operações em bolsa, é obrigado a declarar o IR 2025.
Como Declarar Imposto de Renda em 2025
Por Leonardo Vieira 28 de janeiro de 2025
Para declarar o IR 2025, junte seus documentos, baixe o programa da Receita, preencha com cuidado e envie no prazo.
Quais as consequências de ter uma empresa inapta?
20 de janeiro de 2025
As consequências de ter uma empresa inapta são variadas, incluindo multas financeiras, bloqueio de operações fiscais e restrições em contratos e financiamentos.
Estourei o limite do MEI, e agora?
Por Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2025
Se você estourar o limite do MEI, será desenquadrado se ultrapassar 20% do limite anual e deverá migrar para Microempresa, pagar impostos retroativos e comunicar a Receita.
Passo a passo para regularizar débitos fiscais da sua empresa
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para regularizar débitos fiscais, consulte a Receita Federal, verifique valores e condições, escolha pagamento à vista ou parcelado e regularize as pendências.
Quais as obrigações fiscais para psicólogos autônomos?
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Psicólogos autônomos devem se registrar na Receita Federal, emitir notas fiscais, pagar INSS, declarar Imposto de Renda e cumprir obrigações municipais.
Como abrir um MEI em 2025: Passo a passo atualizado
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para abrir o MEI em 2025, defina a atividade permitida, reúna documentos, pague taxas mensais e cumpra obrigações fiscais como DAS e declaração anual.
Quem precisa declarar imposto de renda em 2025?
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Em 2025, devem declarar Imposto de Renda quem recebeu rendimentos acima dos limites, possui bens ou fez operações específicas durante o ano.
Empresa irregular? Saiba como regularizar o CNPJ rapidamente
Por Operação Contábil 18 de dezembro de 2024
Para regularizar rapidamente um CNPJ irregular, quite pendências fiscais, atualize o cadastro na Receita Federal e siga os procedimentos legais para evitar sanções.
Mais Posts
Share by: